domingo, 15 de maio de 2011

ATIVIDADE 7:

A AVENTURA DE ENSINAR COM O USO DA TECNOLOGIA

O texto escrito por RAMAL, traz a idéia de diversos pensadores com relação à escola. O que tinham em comum era o sonho de uma escola diferente da que foi se construindo no decorrer da história.
Segundo esses autores, a escola idealizada seria menos formal, que não corrompesse, que se respeitasse o nível mental das pessoas, que a aprendizagem fosse um processo prazeroso e divertido, que seu ensino pudesse promover a transformação do mundo e que esta escola pudesse desenvolver o lado emocional das pessoas tendo como maior objetivo a humanização.
Diante disso, penso que a palavra forte que marca a idéia do texto é a aventura. Aventura de ousar e mudar. Aventura de transformar a prática de aulas repetitivas e expositivas em aulas com presença de movimento, cor, som e tudo mais que o computador nos oferece.
A aula poderia com isso se tornar bastante significativa com o uso das mídias, mas penso e concordando com a autora, que de forma alguma dispensaria o professor que neste processo faria a mediação entre a máquina e o diálogo necessário e indispensável na construção do conhecimento que ocorre com a interação.
Neste sentido, a derrubada da barreira entre aulas expositivas e o uso das tecnologias é mesmo uma grande aventura, quando o professor passa também a ser um agente ativo no processo de aprendizagem, disposto a interagir e aprender com os alunos, principalmente se tratando de tecnologias.
Portanto, a escola estando de posse, equipada, preparada e fizer realmente o uso das tecnologias, o professor e todo o sistema educacional dará o grande passo de aventurar na construção de uma educação onde a aprendizagem seja um processo feliz e emancipador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário